terça-feira, 29 de abril de 2008

A importância da Didática do Ensino Superior para os professores de áreas técnicas nos cursos de Graduação.


No mundo em que vivemos a rapidez das informações e as mudanças tecnológicas acontecem a todo o momento, fazendo com que a sociedade tenha uma ânsia enorme pela busca de conhecimento.

Mediante a estas mudanças e transformações as instituições de ensino necessitam de um corpo docente altamente qualificado, com muita criatividade e além de tudo ter a palavra inovação como aliada, mas é preciso apoio por parte da instituição na formação de seu bem mais precioso que é seu capital Humano.

Corroborando as idéias de Moreira (2005, p.70) podemos perceber que:

Considerado com freqüência o elemento mais importante no processo ensino-aprendizagem, é inegável que o professor, atuando dentro da sala de aula, constitui-se na fonte externa mais direta e importante sobre o aprendizado do aluno.

Sendo a didática a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino destinado a colocar em pratica as diretrizes da teoria pedagógica, ensinando os processos de ensino aprendizagem. Este trabalho busca mostrar a importância da didática como instrumento primordial entre docente e discente, principalmente o profissional da área técnica dos cursos de graduação, para que possa ocorrer à relação ensinar/aprender.

O profissional da Educação se tornou na realidade um multiprofissional sendo considerado pai e mãe, psicólogo, consultor, médico, precisando assim ter um olhar apurado, sentimentos diferenciados, atenção aos novos tempos e uma nova maneira de se comunicar.

Frente a tudo isso a Didática do Ensino Superior procura discutir os assuntos pertinentes à docência no ensino superior, mostrando a importância que tem os professores e de seu trabalho docente no nível de graduação discutindo como será montada a identidade do docente do ensino superior.

Com as novas exigências que o mercado exige a didática dos professores de nível superior devem estar bem acuradas com as necessidades requeridas a este nível, aquele professor que somente sabe a matéria mas não sabe passar para seus alunos, o professor que não consegue conduzir a sua aula de maneira adequada, não tem uma certa relação docente/discente está prestes a não mais existir, pois projetos e trabalhos relacionados nesta área estão em pleno crescimento.

Essa problemática pode ser solucionada com a formação em nível de especilização por cursos de Didática do Ensino Superior, pois o docente do ensino superior não pode apenas ter um conhecimento técnico de um determinado tema, mas tem também como parte fundamental de seu curriculum como profissional da educação, conhecer as especialidades pedagógicas do processo ensinar.

O curso em Didática do Ensino Superior busca referências que possibilitem o docente pensar e agir estrategicamente frente aos desafios da educação Superior no Brasil; desenvolver competências e técnicas que permitam estimular a racionalização dos processos na área da educação; mostra a importância do uso da tecnologia e ferramentas pedagógicas como auxilio nos processos educacionais, a valorização do capital humano e intelectual, possibilitando assim eficiência e eficácia a prática docente, em um ambiente que possibilite aos discentes uma formação de ótima qualidade, trazendo assim muitos benefícios a sociedade.

Alexandre Rodrigo Costa
– Professor de Metodologia do Trabalho Científico da Faculdade Unopec Indaiatuba


2 comentários:

EAD: Uma tecnologia disse...

Olá,

O blog de vocês esta ótimo, estão utilizando todos os recursos que ele oferece e o principal estão tratando de um assunto muito importante.

Abraço até mais

Rosana disse...

Parabéns pelo blog. Os assuntos são muito interessantes e importantes!
Quando puderem passem lá no meu blog e dêem sugestões, ok?
Sucesso pra vocês!