domingo, 4 de maio de 2008

Arte-educação consciente


A arte-educação propicia uma consciência de que os valores e sentidos devem ser assumidos no dia-a-dia numa integração de sentimento, razão e imaginação. A arte na escola deve ser interativa, participativa e interdisciplinar. O aluno ao trabalhar com arte desenvolve sua expressão artística, criando, produzindo, construindo e reconstruindo desenhos, pinturas, esculturas, danças, teatro, música e faz a sua própria história, o que é mais importante no trabalho pedagógico. A percepção de si mesmo é muito importante para a criatividade humana, para a realização e constante transformação. A arte se faz presente como linguagem, produto da relação homem/mundo desde as primeiras manifestações gráficas de que se tem conhecimento. Devemos incentivar o aluno em seus processos de criação e liberdade, para que desenvolva a maior variedade de linguagens possíveis, usando todos os recursos e materiais alternativos, para o desenvolvimento imaginativo de seus sentidos. É inerente ao homem a necessidade de se expressar, por isso sempre procurou formas de comunicação para transmitir o seu eu e relacionar-se com o meio no qual vive. A arte-educação traz uma nova dimensão para a formação de professores, com uma abordagem que visa ampliar olhares e movimentos sensíveis, despertar linguagens adormecidas, acionar esferas diferenciadas de conhecimento, mexer com o corpo e a alma, diluindo dicotomias entre corpo e mente, ciência e arte, realidade e fantasia. Neste contexto, percebemos a necessidade da inteireza de ser educador e acrescentamos aos pólos competência e compromisso, o pólo sensibilidade, para que a arte seja inteira e ocupe o seu verdadeiro lugar na escola e na história.

Cristina Falasqui - Professora de Metodologia do Trabalho Científico II e Didática da Faculdade Unopec Indaiatuba

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